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SHOWROOM HOURS

Mon-Fri 9:00AM - 6:00AM
Sat - 9:00AM-5:00PM
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NORMAS CIENTÍFICAS

Confira os Prazos

Período

Descrição

Até 30 de Outubro de 2016 Limite submissão trabalho
Até 16 de Novembro de 2016 Limite para envio de correção, caso o trabalho necessite de correções
17 de Novembro de 2016 Resultado Final da avaliação dos trabalhos

Resumo das Normas

ENVIO DE TRABALHO: Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário online. Acesse aqui o formulário.

AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal submete o trabalho.

COAUTOR: Apenas o autor principal pode indicar os coautores do trabalho. Os coautores têm que estar cadastrados no site do evento e serem adicionados na plataforma no momento da submissão do trabalho. caso esse procedimento não seja seguido, não será possível a inserção posterior e os nomes não constarão no certificado de apresentação do trabalho tão pouco na publicação dos ANAIS.

DATA DE ENVIO DE TRABALHO: Impreterivelmente até meia-noite de 30 de Outubro de 2016 (horário de Brasília).

IMPORTANTE: Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos enviados por e-mail.

IDIOMAS: Português e Espanhol.

MODALIDADE: Comunicação Oral (CO) , Relato de Experiência (RE) , Pôster (PO).

Comunicação Oral e Pôster: Submissão em artigo de relato de experiência, revisão bibliográfica e pesquisa concluída ou em andamento.

IMPORTANTE:  O autor poderá indicar a forma de apresentação pretendida, porém, à comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado.

EIXO TEMÁTICO (ET): Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas uma das áreas de temáticas.

ARQUIVO DO TRABALHO: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.

IMPORTANTE: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

DATA E HORÁRO DE APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definidos e divulgados no site do evento.

MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES: Não será permitida a inserção de participantes na plataforma online após a submissão de trabalhos, sejam eles autores, coautores.

MODIFICAÇÃO DE ARQUIVO DE TRABALHO: Não será permitida a troca de arquivo na plataforma online após a submissão do trabalho.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos para o IX EPBEM devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

Eixo Temático

  • EIXO TEMÁTICO (ET)
    • ET-01: Avaliação em Educação Matemática
    • ET-02: Currículos em Educação Matemática
    • ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    • ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
    • ET-05: Inclusão e Educação Matemática
    • ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática
    • ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
    • ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática
    • ET-09: Modelagem em Educação Matemática
    • ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença
    • ET-11: Dimensões Filosóficas e Sociológicas na Educação Matemática
    • ET-12: Cognição e Educação Matemática
    • ET-13: Comunicação e argumentação nas aulas de Matemática
    • ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
    • ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática
    • ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática

Inscrição

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 4 (quatro) participantes (incluindo autor, coautores e orientador).

PREENCHIMENTO DO RESUMO NA PLATAFORMA DE SUBMISSÃO: No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o autor e os co-autores deverão estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada.

CONTEÚDO E DIREITOS AUTORAIS: O conteúdo expresso nos trabalhos submetidos para o evento são de responsabilidade do(s) autor(es), co-autor(es) e orientador devendo os mesmos observarem as normas científicas e as especificidades para as modalidades disponíveis (comunicação oral e pôster). A Comissão Científica e Organizadora não se responsabilizam pelo conteúdo e inserção de autoria dos trabalhos propostos. É indicado, ainda, observar a legislação referente à "gestão coletiva de direitos autorais" (BRASIL, 2015).
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8469.htm

Comunicação Oral

O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, 3 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

ESTRUTURA DO ARTIGO:

O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 12 (doze) páginas. Deverá ser organizado contendo: título, autor(es), instituição(ões), introdução, metodologia, fundamentação teórica, resultados e/ou discussão, conclusão (parciais ou finais) e referências. No corpo do texto poderá conter tabelas e/ou figuras. Deverá ter resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade, cabem trabalhos de natureza teórica e empírica, inclusive oriundos de estudos desenvolvidos em disciplinas específicas de programas de graduação ou pós-graduação, desde que tenham que busquem articulação com o tema central do encontro. Atente-se para a necessidade da submissão apresentar resultados parciais ou finais.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Resumo no artigo: resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua".

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e/ou Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões (parciais e finais) e Referências Bibliográficas (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT).

Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL (*.doc)

Relato de Experiência

O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, 3 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

ESTRUTURA:

Apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como, por exemplo, uma prática de sala de aula, de formação de professores e de desenvolvimento de produtos. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência com observações e reflexões do autor.
Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, do título às referências.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Resumo no artigo: resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua".

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT).

Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos na modalidade RELATO DE EXPERIÊNCIA (*.doc)

Modalidade Pôster

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO:

O resumo expandido deverá ser digitado em formato Word 2007 ou inferior, utilizando tamanho A4, deverá ter no mínimo 4 (quatro) páginas e no máximo 6 (seis) páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm (incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências bibliográficas, (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT).

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Resumo: o resumo expandido deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (apresentar os resultados das análises iniciais - quando tratar-se de pesquisas em andamento - podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Do envio do resumo: deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

Da apresentação do pôster: o pôster deverá ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura e 120 cm de altura. Um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, em horário pré-determinado, para responder às questões dos avaliadores e dos interessados.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos na modalidade PÔSTER (*.doc)

Apresentação de Trabalho

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:  Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o pagamento da inscrição deverá estar regularizado até a data limite da última chamada. Os autores apenas poderão submeter trabalhos na forma de Artigo.

COMUNICAÇÃO ORAL:  A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:

Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.

Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.

Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO:

COMUNICAÇÃO ORAL:   20 MINUTOS (sendo 15 min para apresentação e 5 min para arguição).

PÔSTER:  90 MINUTOS.

Avaliação

NORMA: À Comissão Científica reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.

MUDANÇA DE ÁREA TAMÁTICA E MODALIDADE: À comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site.

AUTORIDADE:  À Comissão Científica reserva-se o direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

Certificado / Anais

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS:  Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento.

FORMATO:  Serão disponibilizados apenas no formato online no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS:  Na área do congressista no ícone "DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS".

EMISSÃO DE CERTIFICADOS:  O credenciamento, a assinatura das listas de presença das atividades e o pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que sejam emitidos os certificados.

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