Eixo Temático (ET)

ET-01: Avaliação em Educação Matemática

Nesse ET serão levados em consideração investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Também terão interesse discussões sobre a avaliação em larga escala (Prova Brasil, SAEB, ENEM, PISA, etc).

ET-02: Currículos em Educação Matemática

Incluem-se neste ET investigações teóricas e práticas que envolvam o tema do Currículo, inserido no campo da Educação Matemática. Abrangem discussões sobre diferentes perspectivas teóricas que embasam as pesquisas sobre o tema, as análises sobre currículos em seus diferentes momentos de realização (prescritos, apresentados, moldados pelo professor, realizados em sala de aula ou avaliados), relativos aos diferentes níveis da escolaridade básica e superior e a diferentes modalidades de ensino (regular, EJA, técnico etc). Contempla ainda estudos sobre elaboração e uso de materiais curriculares (livros didáticos, apostilas, materiais on-line).

ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática

Estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico, tais como os jogos, recursos lúdicos, os materiais impressos (por exemplo, o livro didático), os materiais manipuláveis, as tecnologias, os laboratórios e os demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática.

ET-04: Inclusão e Educação Matemática

Neste ET serão exploradas questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes, entre as quais destacamos: (A) Estudos associados os processos de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; (B) Reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; (C) Implicações para o currículo e para a avaliação; (D) O desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social; (E) Discussões sobre políticas públicas no contexto da inclusão e da Educação Matemática.

ET-05: Resolução de Problemas no Ensino de Matemática

Esse eixo temático congrega trabalhos de estudos investigativos e de experiências que abordam o uso da resolução de problemas como metodologia para a organização do trabalho pedagógico com a matemática. Tais situações podem envolver as diversas perspectivas de resoluções de problemas inseridos no âmbito da aritmética, da álgebra, da geometria e da trigonometria.

ET-06: Epistemologia e História no ensino de Matemática

Esse ET se propõe a uma discussão relativa às dimensões históricas e epistemológicas da matemática e da educação matemática, vistas quer como domínios de conhecimento quer como campos de formação e de investigação acadêmica. Serão considerados os usos sociais, políticos, filosóficos e ideológicos da matemática e da educação matemática, bem como às relações de força e poder que tais usos envolvem.

ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática

O ET "Formação de professores que ensinam Matemática" visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência acerca da formação inicial de professores de Matemática. As temáticas relacionadas a este ET contemplam, dentre outros aspectos, o currículo da Licenciatura, prática de ensino e prática como componente curricular, estágio supervisionado, formação especifica e formação didático pedagógica, práticas formativas e práticas profissionais. Além disso, também pertencem ao ET trabalhos relacionados à produção de materiais didáticos para a formação inicial de professores de Matemática, bem como experiências de formação vinculadas ao PIBID e projetos de extensão.

ET-08: Modelagem Matemática e suas aplicações

Este eixo engloba trabalhos de matemática com aplicações nas diferentes áreas de conhecimento, tendo os modelos matemáticos como protagonistas das soluções de problemas.

X ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & V ENCONTRO CAJAZEIRENSE DE MATEMÁTICA

“Ensino-Aprendizagem de Matemática na Paraíba: desafios e perspectivas de mudanças frente aos contextos locais e nacionais”

Texto